História do Clube



Primeiro jogo da história do Porto Alegrense
29/05/2011

Em pé: Luciano (conselheiro), Leandro (Presid. e Técnico), Duda, Fabigol, Mateus, Adriano, Natálio, Neguinho, Jô e Rael
Agachados: Adriano, Marco Jr., Zam, Chita, Lei, Vinicius
Tudo começou com o surgimento de um clube do poder judiciário de Porto Alegre em desembro de 2010, que tinha a proposta de jogar futebol 7, a Contadoria Futebol Clube ou CFC.
Deste dia em diante, Marco Jr, advogado e amigo dos funcionários do cartório, resolveu apoiar o CFC e de pronto propôs um desafio: Que o clube durante os próximos 5 meses, se preparesse para um partida de futebol de campo numa cidade do interior do Estado, Morro Reuter, contra uma equipe tradicional da serra gaúcha, o S.E.R. São Jósé.
O desafio foi aceito e depois de muita mobilização do presidente da Contadoria F.C., Leandro Cavalheiro,  a maioria dos seus atletas desistiu do confronto, faltando apenas duas semanas do grande jogo.
Restando apenas 4 desbravadores, Leandro bem que tentou cancelar o desafio. Prém o que estava em jogo agora era a honra e o nome do Clube em cumprir com o compromisso. Com o apoio de seu colega e jogador, Natálio (campeão brasileiro pelo Palmeiras em 1972), começou então a busca às pressas de jogadores. Sem experiencia, mas com muita inteligência, o presidente decidiu atravéz de conhecidos, encontrar jogadores específicos de cada posição de campo. Entrou em contato com seu tio da cidade de Novo Hamburgo. Fez o convite e ele aceitou. Pediu ainda que seu tio lhe indicasse outros jogadores e assim aconteceu.



A cidade de Morro Reuter estava em festa. Era a 1ª vez na história, que o São José com mais de 40 anos, emfrentava um time da capital em sua sede.
No dia do grande jogo, 29 de maio de 2011, uma parte da equipe saiu da Capital e outra aguardava em Novo Hamburgo. Chegando no campo do adversário, a maioria dos jogadores não se conhecia. Todos fardados. Cada um em sua posição. A bola rola, e os jogadores que jogavam pela primeira vez juntos mostraram grande entrosamento, e o CFC comandado por Natálio venceu o multicampeão da serra gaúcha por 4 a 2.
Nascia uma uma grande amizade entre os jogadores neste 29 de maio de 2011. O grupo resolveu se marcar outros amistosos de campo que acabavam sempre em vitória.
O CFC continuou no fut 7. Mas do futebol de campo, a maioria dos jogadores não fazia parte do grupo de funcionários da Contadoria. Por esse motivo, o presidente Leandro era muito criticado por usar o uniforme do CFC. E sem querer arrumar atrito, o grupo se apresentava nos amistosos com o nome de CFC/Portoalegrense.
O grupo empilhava vitórias nas cidades do interior do RS, até ser convidado para disputar a Copa Progresso na zona sul de Porto Alegre. O CFC/Portoalegrense resolve então testar sua força. No primeiro jogo da competição um susto. A primeira derrota do time por 3 a 0 para o E.C. Progresso. No segundo jogo, os laranjas deslacharam, 9 a 0 no outro time da chave. A vitória na semi-final levou a equipe a decidir a copa justamente com o Progresso. Revanche com vitória de 2 a 1 e o Primeiro TÍTULO em novembro de 2011.  


Depois do Título, o valente grupo se despede do uniforme do CFC num jogo contra o RANGERS em Canoas-RS. Vitória de 4 a 3.

Surge no dia 11 de dezembro de 2011 o CLUBE FESTIVO PORTO ALEGRENSE.
Nas cores preto, branco e laranja, para identificar a origem vitoriosa honrando o CFC.


Na inauguração do uniforme, o Porto Alegrense foi até a cidade de Novo Hamburgo enfrentar a equipe da Prefeitura M. de Campo Bom. O time da capital venceu por 4 a 0.